Bioinsumos: uma alternativa sustentável para a agricultura

Saiba mais sobre os bioinsumos, o que são e por que adotá-los na sua cultura

As pragas e doenças que atacam as plantações são um problema recorrente na produção agrícola. E, apesar dos adubos e pesticidas químicos terem ajudado os agricultores a aumentar a produtividade na lavoura, uma nova alternativa tem se tornado popular, a fim de manter o solo mais saudável: os bioinsumos.

Eles surgem como uma solução para a agricultura sustentável, um tema cada vez mais relevante no mundo atual. A tendência é que, hoje, a produção de alimentos seja feita cada vez mais com o objetivo de preservar o meio ambiente e a saúde dos consumidores. Por isso, os bioinsumos têm ganhado destaque como uma alternativa aos fertilizantes químicos.

O que são bioinsumos?

Esses produtos consistem em fungos e bactérias “do bem”, que auxiliam no controle de pragas, melhora a nutrição e o crescimento das plantas e ainda evita a degradação do solo. 

Eles utilizam micro-organismos benéficos, extratos vegetais e outros compostos naturais para potencializar o crescimento das plantas e protegê-las contra pragas e doenças. Assim, tornando-se uma forma mais sustentável e segura de fertilizar as plantas e controlar pragas do que os fertilizantes químicos.

E não há limitações para a utilização desse recurso! Os bioinsumos podem ser utilizados em diferentes tipos de culturas, como frutas, verduras, hortaliças, grãos e até mesmo em flores e plantas ornamentais. 

Por que aplicá-los em sua produção agrícola?

Os bioinsumos são uma alternativa mais econômica para os agricultores e, a longo prazo, podem reduzir os custos de produção e aumentar a rentabilidade, pois serão um diferencial na hora de comercializar seus produtos. 

Outra vantagem dos bioinsumos é que eles não deixam resíduos tóxicos no solo ou nas plantas, o que é uma preocupação crescente para os consumidores. Hoje, há uma procura grande por alimentos orgânicos, ou seja, que não recebem interferência de aditivos químicos. Com os bioinsumos, os agricultores podem produzir alimentos mais saudáveis e seguros para o consumo humano, evitando problemas no futuro.


Investir em bioinsumos é investir em uma agricultura mais inovadora, próspera e sustentável. E você, gostou de saber mais sobre o assunto? Acesse nosso Instagram e deixe seu comentário em nosso post de hoje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *