Adubação verde: conheça a técnica sustentável que ajuda a recuperar solos degradados

Aprenda a realizar o manejo ecológico do solo por meio da técnica de adubação verde

A adubação verde é uma prática agrícola de conservação do solo, conhecida pela humanidade antes mesmo do início do Século I. É amplamente utilizada para recuperar os solos degradados pelo cultivo, para melhorar solos naturalmente improdutivos e para conservar os que já estão em pleno uso. 

O desmatamento, a erosão e o desgaste da terra são problemas preocupantes, mas, felizmente, a adubação verde é uma poderosa aliada dos produtores para restaurar a vida do substrato agrícola de forma sustentável.

Uma das principais vantagens da adubação verde é que ele minimiza a poluição e ainda aumenta a rentabilidade da produção.

Vamos descobrir como ela funciona? 

A estratégia consiste em cultivar plantas específicas como leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico), gramíneas (capim, trigo, centeio, grama) e crucíferas (brócolis, repolho, couve-flor) antes ou junto à plantação principal. Essas espécies são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e acumular nutrientes no solo, servindo, por fim, como adubo orgânico ao se incorporar à terra. 

O processo de adubação verde, além de recuperar a degradação, ainda aumenta a matéria orgânica do solo, melhora sua estrutura e aumenta a retenção de água, o que torna o solo muito mais saudável. Ideal para produzir alimentos de alta qualidade, com eficiência e segurança.

A adubação verde também é uma aliada no combate à erosão – suas raízes penetram profundamente na terra, criando uma rede de estabilização que reduz a fragilidade causada, principalmente, pelas chuvas fortes.

Que tal adotar essa técnica, tornando a sua produção ainda mais gentil com o meio ambiente? Nunca é tarde para pensar nas futuras gerações e ajudar na preservação do meio ambiente. Um dos maiores pilares da Pisani é o desenvolvimento sustentável: por meio dele construímos nosso legado ao longo dos 50 anos de história da empresa, que nos fez conquistar o título de líder no mercado latinoamericano em embalagens plásticas retornáveis.

Converse com seu engenheiro agrícola e adote esta solução!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *